Segurança
O profissional Técnico de Segurança do Trabalho, além de está apto a desempenhar suas atividades em vários setores, tais como: Indústrias Têxteis, de Laticínios, de Cosméticos, da Construção, em Fazendas, Abatedouros, Matadouros, Grandes Supermercados, Prefeituras, Shoppings, e outras empresas, também possui grande importância nos serviços Hospitalares, seja na forma de funcionário, consultor ou assessor.
Um dos anexos da NR32, lei que regulamenta todos os estabelecimentos de saúde, preconiza o plano de prevenção de acidentes com materiais perfuro cortantes, onde consta que é necessário a troca desses objetos para evitar acidentes.
A Segurança e Saúde do Trabalho nos Hospitais (regida pela legislação federal NR-32), devido ao alto risco e índices elevados de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, tem sido muito discutida ultimamente. O Técnico de Segurança do Trabalho, tem papel fundamental no cotidiano dos Hospitais, e sua presença é recomendada por lei.
Ele exerce diversos papéis: informa aos empregadores e colaboradores as possíveis penalidades previstas na legislação trabalhista federal, por descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho, orienta sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, recomendando medidas preventivas, executando procedimentos de segurança e higiene no trabalho, levantando e estudando dados estatísticos de acidentes laborais e doenças profissionais, realizando treinamento e palestras com temas de grande relevância, propondo o cumprimento de normas e regulamentos para a proteção coletiva e individual no ambiente de trabalho, é responsável pela elaboração e implantação de várias medidas de segurança e saúde do trabalho, exigidas pela legislação.
Desenvolvimento
O profissional de saúde (a exemplo daquele que trabalha em Hospitais) está exposto a um risco maior de adquirir determinadas infecções, imunologicamente preveníveis, do que a população em geral, sendo o risco de adquirir