segurança
Bossa Nova
Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 derivado do samba e com forte influência do Jazz, lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca, que realizavam encontros em apartamentos como o da futura cantora, Nara Leão. Durante a década de 50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda Guerra Mundial. O marco inicial é o lançamento, em 1958, do LP Canção do Amor Demais, gravado por Elizabeth Cardoso (1920-1990), com música de Tom Jobim e letra de Vinícius de Moraes. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
No Brasil, a palavra “bossa” é antiquada gíria para algo que é feito com charme particular, talento natural ou habilidade inata. No início de 1932, Noel Rosa usou a palavra em composição própria: “O samba, a prontidão e outras bossas. São nossas coisas, são coisas nossas”. Dentro da cultura de praia artística dos anos 1950 no Rio de Janeiro a palavra era usada para se referir a qualquer “tendência” nova ou “onda da moda”. A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Estrutura musical:
Caracteriza-se por uma maior integração entre melodia, harmonia e ritmo, letras mais elaboradas e ligadas ao cotidiano, valorização da pausa e do silêncio e uma maneira de cantar mais despojada e intimista.
A Bossa Nova incorpora diversos aspectos da linguagem do