Segurança
É importante ressaltar que toda a coleta de dados e provas são extremamente valiosas para nós, profissionais (gestores) do seguimento de segurança privada. Pois é através desta coleta que realizamos os nossos planejamentos para dissuadir, contrapor medidas protetivas / corretivas nos locais onde trabalhamos, sejam fábricas, hotéis, empresas, residências, hospitais, shoppings center, entre muitos outros locais.
A analise dos “modos operandi” e dos demais detalhes que são observados:
a) antes;
b) Durante, e;
c) Depois do assalto, sequestro, entrada não autorizada e etc.
São extremamente importantes para os profissionais do segurança privada, pois a partir deste detalhes, importantes decisões deverão ser adotadas, implementadas e testadas exaustivamente para evitar que os meliantes (cidadões infratores) tenham êxito em suas investidas em suas ações delituosas.
1º) R$ 112,9 milhões de dólares.
Local: Depósito Knightsbridge, em Londres (Inglaterra).
Data: 12 de julho de 1987.
“O maior roubo da história foi executado por dois homens que entraram num depósito de dinheiro com a desculpa de alugar um cofre. Só que ninguém reparou que eles estavam armados com pistolas. Aí, ficou fácil para os caras dominarem o gerente e os seguranças e levar 112,9 milhões de dólares pra casa. Para não haver incômodos durante o assalto, eles penduraram placas dizendo que o depósito estava fechado temporariamente”.
2º) R$ 76,8 milhões de dólares.
Local: Banco Central de Fortaleza, em Fortaleza (Brasil).
Data: 6 de agosto de 2005.
”No melhor estilo "sou brasileiro e não desisto nunca", nosso país faturou o vice-campeonato da bandidagem. Alugando uma casa próxima à sede do Banco Central de Fortaleza, um número não identificado de malacos construiu um túnel subterrâneo de cerca de 80 metros de comprimento até a caixa-forte do banco. O mais impressionante foi a infra-estrutura montada dentro do túnel. Para que ninguém roubasse sem conforto, foram