Segurança
Segurança da Informação é a proteção realizada para um conjunto de informações com intuito de preservar valores tanto individual quanto para organizações. São características simples da segurança da informação confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade caso a segurança não esteja restrita apenas a sistemas computacionais, sistemas de armazenamento e informações eletrônicas.
O conceito segurança informática ou segurança de computadores está diretamente relacionado com o de segurança de informação tanto na segurança de dados como na segurança dos sistema em si.
Informação nada mais é que todo e qualquer conteúdo ou dado de valor para alguma organização ou pessoa, pode ser de uso restrito ou público.
Podem ou não ser utilizadas ferramentas para definir o nível de segurança para analisar se precisa de melhorias na segurança. O rompimento da segurança de determinadas informações pode ocorrer por fatores comportamentais e de uso, ambiente e infraestrutura e pessoas mal intencionadas com objetivo de furtar, modificar e ou destruir informações.
Departamento de segurança da informação
O desenho a implementação, controle e monitoração de métodos e processos fazem parte das atividades de segurança da informação.
As atividades englobam as áreas de negócio, principalmente a área de tecnologia por sustentar a maioria dos processos de negócio da empresa.
Para o desenvolvimento de uma política e cultura de segurança da informação, a TI precisa anteriormente garantir a entrega dos recursos e da informação para os usuários, além de mantê-los íntegros e confidenciais.
Mas o principal objetivo nunca muda e em todos os programas de desenvolvimento de uma política e cultura de segurança da informação vamos encontrar atributos básicos tais como:
Confidencialidade:
Somente entidades autorizadas pelo proprietário tem acesso a informação.
Integridade:
Garantia de que a informação manipulada continue com todas as