segurança
resumo
Este trabalho está sendo apresentado falando sobre o que é Medicina do Trabalho, que é uma especialidade médica relacionada a saúde dos trabalhadores, homens e mulheres, na empresa onde prestam serviços, não somente a prevenção das doenças e de acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações. A Medicina do Trabalho traz muitas vantagens, tanto para o trabalhador, quanto para a empresa. Trabalhadores possuem um ambiente seguro, limpo e com uma segurança bem planejada obtém uma produtividade maior e melhor, gerando mais resultados para o empregador. Reduzindo o número de acidentes de trabalho, obtém-se uma diminuição maior do absentismo e afastamentos da equipe de colaboradores.
OBJETOVOS A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhando aos SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
INTRODUÇÃO Apesar das relações Trabalho, Saúde e Doença dos trabalhadores serem reconhecidas desde os primórdios da história humana registrada, estando expressa em obras de artistas plásticos, historiadores, filósofos e escritores é relativamente recente uma produção mais sistemática sobre o tema.
Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Módena em 1633, é considerado o Pai da Medicina do Trabalho pela contribuição de seu livro: “As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700 e traduzido para o