Segurança
Risco (Hazard) - Uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos. Esses danos podem ser entendidos como lesões as pessoas, danos a equipamentos e instalações, danos ao meio ambiente, perda de material em processo, ou redução da capacidade de produção. Havendo um risco, persistem as possibilidades de efeitos adversos.
Perigo (Danger) - Expressa uma exposição relativa a um risco, que favorece a sua materilização em danos.
Danos (Damage) - É a gravidade (severidade) da perda-humana, material, ambiental ou financeira - que pode resultar, caso o controle sobre um risco seja perdido.
Causa - É a origem de caracter humano ou material relacionado com o evento catastrófico (acidente ou falha), resultante da materialização de um risco, provocando danos.
Segurança - É freqüentemente definida como isenção de riscos. Entretanto, é praticamente impossível a eliminação completa de todos os riscos. Segurança é, portanto, um compromisso acerca de uma relativa proteção de exposição a riscos. É o antônimo de perigo.
Risco (Risk) - Expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo ou número de ciclos operacionais. • Incerteza quanta à ocorrência de um determinado evento.
• Chance de perda que uma empresa pode sofrer por causa de um acidente ou série de acidentes.
Perdas - É o prejuízo sofrido por uma organização, sem garantia de ressarciamento por seguro ou outros meios. Sinistro - É o prejuízo sofrido por uma organização, sem garantia de ressarciamento por seguro ou outros meios. Incidente - Qualquer evento ou fato negativo com potencial para provocar danos. É também chamado de quase-acidente.
Incidente
TERMINOLOGIA
Uma condição (de uma variável) com potencial para causar danos - “HAZARD”.