Segurança
Basicamente existem três tipos de resumos:
RESUMO CRÍTICO (ou resenha): é um resumo redigido por especialistas como análise crítica de um documento.
RESUMO INDICATIVO: é possível encontrar nele apenas os pontos principais do trabalho, sem a apresentação de dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
RESUMO INFORMATIVO: neste tipo de resumo o leitor irá encontrar detalhes sobre os objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Independentemente do tipo de resumo, o mesmo deve conter o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento. No resumo informativo estas seções são descritas de forma mais detalhada, enquanto nos resumos indicativos, de maneira mais sucinta.
O texto do resumo deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias.
Em relação ao seu formato, o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa. O número de palavras pode variar de acordo com o tipo de documento: de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; e de 50 a 100 palavras os trabalhos destinados a indicações breves. Os resumos críticos não possuem um número de palavras