Doença pulmonar parenquimatosa Difusa
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS
ENFERMAGEM BACHARELADO
DAYSEANE CRISTINE AROUCHA FERNANDES
ESTUDO DE CASO
DOENÇA PULMONAR PARENQUIMATOSA DIFUSA
Santa Inês
2013
DAYSEANE CRISTINE AROUCHA FERNANDES
ESTUDO DE CASO
DOENÇA PULMONAR PARENQUIMATOSA DIFUSA
Estudo de caso referente à disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto, estágio supervisionado II, apresentado ao 8° período do curso de Enfermagem Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão como requisito básico de obtenção de nota.
Preceptora: Tereza Brandão
Santa Inês
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso clínico teórico-prático visa abordar e descrever sobre a doença pulmonar parenquimatosa difusa, também conhecida como doença pulmonar intersticial (DPI). Podem envolver os pulmões de maneira primária ou secundária, com apresentação clínica, radiológica e histológica variada.
As doenças intersticiais pulmonares são um grupo heterogêneo de doenças que têm em comum a inflamação dos tecidos mais profundos do pulmão, ou seja o interstício (o tecido de suporte do pulmão) e os alvéolos, local onde o oxigênio é absorvido para o sangue e o dióxido de carbono é eliminado. Outros nomes utilizados para estas doenças são as doenças difusas do parênquima pulmonar, doenças pulmonares difusas, alveolite ou por vezes fibrose pulmonar. É um grupo bastante extenso de doenças (mais de cento e cinquenta), muitas das quais são, no entanto, raras.
Este estudo de caso foi realizado com um cliente, do 3° andar, correspondente a semi-intensiva, do Hospital de Média e Alta Complexidade Carlos Macieira, situado no município São Luis/MA.
A escolha do paciente se deu por visita e evolução dos usuários da semi-intensiva com posterior acesso aos prontuários, onde foi feito uma busca dos diagnósticos e prescrições médica e de enfermagem, sendo os