segurança
HISTÓRIA
A Polícia é um vocábulo de origem grega (politeia), e passou para o latim (política), com o mesmo sentido: ”governo de uma cidade, administração, forma de governo”. Com o passar do tempo assumiu um sentido particular,”passando a ação do governo,enquanto exerce sua missão de tutela da ordem jurídica, assegurando a tranqüilidade pública e a proteção da sociedade contra as violações e malefícios”.
No Brasil, a idéia de polícia surgiu em 1500, quando D.João III resolveu adotar um sistema de capitanias hereditárias.
A história da Polícia brasileira é marcada por uma herança escravocrata, clientelista e autoritária,
A polícia brasileira nasceu em 1530 – Rio de Janeiro- com a primeira guarda militar a acompanhar o 1° Governador Geral da Colônia – Martin Afonso de Sousa.A polícia brasileira iniciou suas atividades,promovendo justiça e organizando os serviços de ordem pública.
1808 - Intendência-Geral de Polícia da Corte - família real – função: policiar, gerar segurança a coletividade e de manutenção da ordem, incluindo a investigação dos crimes e a captura dos criminosos, principalmente escravos fujões.
Comandante: intendente-geral de polícia que ocupava o cargo de desembargador . e tinha autoridade para prender, julgar e punir pessoas acusadas de delitos menores
A Intendência-Geral de Polícia da Corte foi a instituição que deu origem as Polícias Civis ou Polícia Judiciária hoje existente no Brasil. 1809 - Guarda Real de Polícia- Organizada militarmente- amplos poderes para manter a ordem. Subordinada ao Intendente-geral de Polícia , possuía orçamento próprio. Seus recursos financeiros vinham de taxas públicas, empréstimos privados e ajudas de comerciantes locais. Seus métodos espelhavam a violência e a brutalidade da vida nas ruas e da sociedade em geral. Extinta em 1866 , teve seus oficiais redistribuídos pelas unidades do Exército e os praças, dispensados do serviço. 1866 - Corpo de Guardas Municipais Permanentes =