Segurança
O termo segurança vem do latim “securitas” e implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco na vida. Implica os diversos agentes sociais nos processos de avaliação e prevenção de qualquer tipo de risco.
A qualidade do meio ambiente, a segurança no trabalho; são conceitos que devem ser abordados de forma relacionada entre si para poder chegar a um bom nível de segurança em todos os setores da sociedade.
A qualidade da segurança nos pode dizer que viver sem nenhum tipo de medo, despreocupados, sem temor algum.
Existe vários tipo de segurança e aqui se nomeará alguns conceitos que fazem referência ao que significa segurança:
Segurança integral: supõe uma aplicação globalizada da segurança, na qual se deve levar em conta vários aspectos como podem ser, os aspectos humanos, sociais, econômicos e técnicos de todos os riscos que podem afetar a todos os sujeitos ativos que participam na atividade de uma determinada entidade.
Segurança pessoal: é um conjunto de ações preventivas, adotadas com vistas à assegurar a integridade física, mental ou moral de si ou de outro.
Segurança privada: é o ramo de atividade que tem por objetivo a proteção de patrimônios ou de pessoas. Enquanto a segurança pública é dever do Estado, a segurança privada é uma faculdade de proteger a si, sua família, seus empregados, seus bens permitidos pela lei.
Segurança Condominial: é um ramo especializado da segurança que tem como principal objetivo atuar preventivamente na preservação de vidas em complexos residenciais ou comerciais que podem apresentar-se na forma horizontal ou vertical. Como todo processo de segurança, suas