eletricidade
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
JOSÉ ANTÔNIO E SERGIO RODRIGO
ELETRICIDADE:
POR QUÊ? E COMO? DUAS QUESTÕES ELETRIZANTES.
SÃO BENTO - MA
2013
JOSÉ ANTÔNIO MARTINS SERRÃO
SERGIO RODRIGO
ELETRICIDADE:
POR QUÊ? E COMO? DUAS QUESTÕES ELETRIZANTES.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de licenciatura em física da Universidade Estadual do Maranhão como requisito parcial para a conclusão da disciplina Metodologia do Ensino das Ciências e Física sobre a orientação da professora Nayara Silva Queiroz.
SÃO BENTO – MA
2013
1. INTRODUÇÃO
Este projeto aborda um estudo sobre as cargas elétricas nas diversas manifestações, sejam elas: históricas, na medida em que ideias e conceitos ligados ao eletromagnetismo são partes da cultura humana construída ao longo do tempo; pessoais, vivenciados pelos indivíduos e sua relação com o mundo dos fenômenos percebidos pelos sentidos e sociais, em máquinas e artefatos que todos nós partilhamos como cidadãos do mundo de hoje.
Abordaremos a explanação histórica do processo de como se desenvolveu o conhecimento da eletricidade, bem como de sua importância na nossa civilização atual.
Para tanto, o conceito de carga elétrica será explicada de forma detalhada, e explicando de forma superficial a teoria dos quarks. Reforçar a ideia de quantização das cargas elétricas, mostrando que elas aparecem sempre em valores múltiplos da carga elementar.
Diferenciar bem o conceito de material condutor de material isolante. Com isso deve-se explicar o que faz o material ser condutor e isolante. Torna-se imprescindível na apresentação dos processos de eletrização, destacar a alteração do número de elétrons de um corpo neutro que lhe confere a condição de corpo eletrizado.
Identifica-se também de forma detalhada a eletrização por atrito e por contato, além da eletrização por indução.