Segurança
1. OBJETIVO
Estabelecer sistema organizado para a deflagração, mitigação, controle e comunicação de emergências para as atividades de Remoção de Resíduos e de Recomposição do terreno localizado na Av. Aloísio Filho, 55 em Porto Alegre, sob a responsabilidade da S
2. DOCUMENTOS RELACIONADOS
Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho de 08/06/78, Norma Regulamentadora NR 23 - Proteção Contra Incêndios;
NBR-14276/06 – Programa de Brigada de Incêndio;
Resolução Técnica BM/CCB nº 14 – Corpo de Bombeiros da Brigada Militar – Treinamento de Incêndio.
3. DEFINIÇÕES
Emergência - Ocorrência anormal e imprevista de qualquer natureza que possa provocar danos de ordem pessoal, material ou ambiental, exigindo para o seu controle, a mobilização de recursos específicos e a interrupção imediata das rotinas de trabalho.
Emergência de Pequeno Porte - Aquela que pode ser controlada com os recursos (pessoais e materiais) do próprio local da ocorrência, e cujas consequências e impactos ambientais se limitem ao perímetro do local.
4. DESCRIÇÃO
Procedimentos sobre as etapas que compõem o Plano de Emergência.
4.1 Disposição Geral
Fica estabelecido como regra geral que todo o trabalhador, ao verificar emergências, independente do porte ou outra anormalidade que possa pôr em risco a integridade física das pessoas, meio ambiente ou do patrimônio da empresa, deve fazer imediata comunicação ao seu líder, para avaliar e estabelecer as ações de atendimento/mitigação, assim como deflagrar o processo, levantamento e relatório de acidente.
4.2 Descrição dos recursos para atendimento a emergências
O sistema de extintores instalados no canteiro de obra, composto por unidades portáteis distribuídas nos locais conforme classes de risco;
Extintores de incêndio instalados nos veículos, caminhões e equipamentos de terraplanagem;
4.3 Descrição dos recursos/ações de prevenção a emergências
Treinamento a todos os trabalhadores sobre este plano de emergência;