Segurança
CURSO TÉCNICO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
APOSTILA DE MATEMÁTICA APLICADA
PROFESSOR: LEONARDO PASSOS ALVES
ESTATÍSTICA
População.
A estatística parte da observação de grupos, geralmente numerosos, aos quais damos o nome de população ou universo estatístico.
Ao observar uma população estatística, tomamos como base o estudo de certas características dos elementos dessa população. Por exemplo: idade, tempo de duração, período de reprodução de acordo com cada espécie, etc. Essas características são chamadas de variáveis.
Variável.
• Variável qualitativa – os seus valores não são numéricos. Por exemplo: sexo, esporte, cor, meio de comunicação, etc.
• Variável quantitativa – os seus valores são numéricos. Por exemplo: altura, massa, preço, número de irmãos, etc.
Amostra.
Numa pesquisa, nem sempre é possível estudar todos os elementos de uma população. Nesse caso, podemos estudar uma parte dessa população. A essa parte da população damos o nome de amostra.
Para que as interpretações obtidas a partir de uma amostra realmente expressem a realidade estudada, a amostra deve ser representativa e formada de modo imparcial (escolha ao acaso).
Exemplo:
Uma agência de turismo tem 2.500 clientes cadastrados. Para melhor atendê-los, foi pesquisada a preferência em relação ao preço, ao número de acompanhantes, ao número de passeios e a qualidade dos serviços prestados em uma viagem. Foram consultadas, de modo imparcial, 700 pessoas.
a) Quantas pessoas têm a população estatística envolvida nessa pesquisa?
b) A amostra pesquisada foi de quantas pessoas?
c) Quais foram as variáveis qualitativas pesquisadas?
d) Quais foram as variáveis quantitativas pesquisadas?
Distribuição de Frequência.
Frequência Absoluta.
A quantidade de vezes que cada valor é observado na amostra é chamada de frequência absoluta ou frequência, e pode ser indicada por f.
Para que