Segurança
A fundamentação teórica do marketing está diretamente interligada a relação entre os seguintes conceitos centrais:
• Necessidades
• Desejos
• Demandas
• Produtos
• Troca
• Transações
• Mercados
Definições dos elementos que compõem a estrutura do marketing:
NECESSIDADES
É o conceito mais básico do marketing e diz respeito às necessidades humanas. Ela aparece quando o indivíduo se priva de suas necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização. Podemos ter um entendimento melhor visualizando a Pirâmide de Maslow (Abraham Maslow, psicólogo americano, da linha humanista, 1908-1970), com sua hierarquia das necessidades humanas.
PIRÂMIDE DE MASLOW
DESEJOS
Os desejos são necessidades humana que se modificam à medida que a sociedade se transforma. Geralmente estão relacionados à cultura e características individuais. O direcionamento do marketing é sempre no sentido de criar novos desejos (produtos). O surgimento de novos desejos (produtos) serve para o marketing nunca desapareça.
DEMANDAS
As demandas são os desejos que cada indivíduo tem como realizar, dependendo de sua capacidade de compra. Ou seja, nossos desejos são inúmeros, mas nossa capacidade de compra é finita. Então, o que podemos comprar se torna uma demanda. É a máxima satisfação em troca de nosso dinheiro.
PRODUTOS
Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
Ele pode ser um bem durável e não durável (tangível), serviços (intangível), pessoas, lugares, organizações, atividades e idéias. Um produto é algo que tem um valor para alguém.
TROCA
Troca é o ato de se obter um objeto desejado oferecendo algo como retorno. É o conceito central do marketing porque simboliza que duas partes têm interesses convergentes (um quer o que o outro tem e aceitam trocar os produtos entre si).
TRANSAÇÕES
Uma transação é a troca de valores