Segurança e Saúde do Trabalho
PROPRIEDADE RURAL
PRODUTORA DE MELADO
Alan A. L. Silva
Kelvin R. Viana
INTRODUÇÃO
A segurança é primordial quando relacionada a um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Em um mundo em que, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a valorização do elemento humano é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa.
A segurança do trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ação, o reconhecimento e o controle dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo (PRONACI, 2002). A higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos voltados para a busca da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas (CHIAVENATO, 1999), tendo como objetivo a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que ele adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho, através do controle dos riscos ambientais.
O mapeamento de risco é um levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com sua sensibilidade. O Mapa de Risco foi criado a partir da portaria nº 05 em 17/08/92, tratando da obrigatoriedade, por parte de todas as empresas, da “representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho”. A portaria se encontra na norma regulamentadora - NR 9. O Mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores. Tais fatores originam-se nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, etc.) e da forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo, método e postura de trabalho, treinamento, etc.)
Metodologia
Este trabalho