Segurança e educação no transito e seus avanços.
Segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial , e absolutamente urgente no Brasil. A cada ano, milhares de pessoas são mortas e outras milhares tornam -se feridas ou inválidas em decorrencia de acidentes de trânsito. Nossos índices de fatalidade na circulação viária são bastante superiores às dos países desenvolvidos e representam umadas principais causas de morte prematura da população economicamente ativa.
Desde a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB em1997, houve um despertar de consciência para a gravidade do problema. Atualmente 5% da receita arrecada com a cobrança das multas de transito é depositada na conta do fundo de ambito nacional, com a finalidade exclusiva à segurança e educação no transito.
Apesar dos timidos passos, nas últimas décadas , o país colecionou sucessos com o seu trânsito. Dentre os aspectos positivos, pode-se apontar a faixa de pedestre, a municipalização do trânsito; a melhoria da segurança dos veículos, com o uso obrigatorio do cintos de segurança e air bag, mas existe muito a ser feito,cita-se por exemplo a ciclovia, considerada uma alternativa ao transito brasileiro e que ainda não foi totalemente implantado no país.
O verdadeiro papel do Estado é o de assumir a liderança, organizar esforços nacionais em favor de um trânsito seguro, mobilizando,coordenando e catalisando as forças de toda a sociedade e fomentar politicas publicas para educação no transito. O trânsito em condições seguras é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, aos quais cabe adotar as medidas necessárias para assegurar esse