Gerenciamento de rotina
JUSTIFICATIVA O objeto deste estudo baseia-se na necessidade da criação de um manual de atividades prático e simplificado com ferramentas que tornem a realização das atividades rotineiras de uma secretaria de pós-graduação mais ágil e eficiente, melhorando a qualidade e rapidez nos registros e controle acadêmico, que resultem em informações mais precisas e com qualidade. O interesse nesta pesquisa está vinculada ao fato da pesquisadora trabalhar há vinte anos neste setor e constatar que o sistema utilizado hoje ainda é praticamente manual, com a criação de diversos controles independentes e que conta apenas com a experiência do servidor técnico-administrativo. Com a baixa quantidade de concursos públicos realizados pelo Governo Federal para a reposição dos servidores técnicos aposentados poderão ocorrer em breve inúmeras dificuldades para a continuação destas atividades administrativas, o que acarretaria diversas dificuldades e problemas na geração e qualidade das informações prestadas à comunidade acadêmica e ao controle e avaliação dos órgãos do governo.
PROBLEMA Como criar novas ferramentas, manuais ou programas para organizar, simplificar e tornar eficiente a rotina da secretaria de Pós-graduação?
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA O gerenciamento da rotina conforme Moura (1997, p. 30) é a “ação de coordenar e executar as atividades do dia-a-dia em nível operacional, praticando o ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) e executando as atividades de acordo com as políticas e diretrizes da empresa” e também conforme Campos (1998) salienta a importância do gerenciamento da rotina do trabalho do dia- a-dia, pois este está centrado: na perfeita definição de autoridade e da responsabilidade de cada pessoa; na padronização dos processos e do trabalho; na monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com as metas; na ação corretiva no processo a