Gerenciamento de rotina
PÓLO CARUARU/PE
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEMA: GERENCIAMENTO DE ROTINA
Trabalho apresentado ao Professor(a)/Tutor Presencial: Wila Santos
Caruaru, setembro 2010.
RESUMO
Gerenciamento de Rotina: esta ferramenta conduz à prática do melhoramento contínuo da qualidade na organização, integrando principalmente ações de:
Manutenção - cumprimento de resultados padrões e ações corretivas sobre as causas do processo quando detectados desvios.
Melhorias - mudança dos padrões para busca de resultados ainda não alcançados.
O Gerenciamento da Rotina deve ser praticado a nível individual, indo desde o presidente até um executor de linha. Entretanto, espera-se um melhor aproveitamento dos níveis designados por "unidade gerencial básica", que tendem as características e perfis de uma organização.
A condução eficiente do gerenciamento da rotina é pressuposto indispensável para o gerenciamento pelas diretrizes, ou seja, embora colocado como um sistema à parte, o gerenciamento da rotina (também conhecido como "gerenciamento funcional") deverá estar num estágio de maior amadurecimento na gestão da qualidade da organização, atrelado aos desdobramentos das diretrizes.
INTRODUÇÃO
Em se tratando de gerenciamento da rotina, no contexto da Qualidade Total, quer seja na manutenção ou melhoria dos padrões, o método utilizado para tal gerenciamento é conhecido como "PDCA" (Plan - Planejamento, Do - Execução, Check - Verificação e Action - Ação corretiva), seus principais componentes estão descritos a seguir com seus significados.
Planejamento - significa considerar as reais necessidades do cliente (interno ou externo), traduzindo-as em indicadores de acompanhamento das suas satisfações, estabelecendo valores previstos para os resultados dos processos relacionados a esses indicadores. É de fundamental importância a elaboração e