Segurança e confiança
A liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcanço de seus objetivos podendo ou não ser formal. O texto diz que para ser um bom líder deve-se ter um bom conhecimento em administração; pois nem todos os lideres são administradores e nem todos os administradores são lideres. A liderança ela direciona um grupo para a obtenção de suas metas ou objetivos, ela consiste na implantação da visão e da estratégia oferecida pelo líder, coordenando e suprindo as necessidades da organização além de tratar dos problemas do dia-a-dia na organização.
Teoria dos traços
É a forma de como se classifica as características de uma pessoa, por exemplo, se ela é direta, cooperativa, dedicada, critica etc., isso ira determinar o modo como ela trabalha, nessa teoria existem seis tipos de traços que diferenciam lidere de liderados são elas: ambição e energia desejam de liderar, honestidade e integridade, inteligência e conhecimentos básicos para o trabalho. Os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para diferenciar líder eficaz de líder ineficaz. [O fato de uma pessoa apresentar determinados traços e ser considerado como um líder pelos demais não quer dizer necessariamente, que ele será bem-sucedido em liderar seu grupo para o alcance de suas metas.
Jimmy Carter comenta sobre valores que moldam a liderança:
Moral e padrões éticos elevados são essenciais e não variam de uma função para outra, ou de um nível de autoridade para outro. Honestidade, autenticidade, idoneidade, generosidade estão sempre presentes. E quando um líder viola esses princípios básicos, através da arrogância ou da ignorância, há um descumprimento do dever.
Teorias Comportamentais
A teoria serve para avaliar o comportamento das pessoas, e a capacidade que elas têm para desenvolver habilidade para diferentes tipos de trabalho diferenciando líder de liderado. Ela aplicada e não obteve um bom resultado, pois segundo o texto “se abordagem comportamental