UM ESTUDO SOBRE SERVIDORES LINUX: ferramentas específicas para a garantia da segurança nas redes organizacionais
2336 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁSUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE PORANGATU
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE SERVIDORES LINUX: FERRAMENTAS ESPECÍFICAS PARA A GARANTIA DA SEGURANÇA NAS REDES ORGANIZACIONAIS
DANIEL SOARES BEZERRA
WOLNEY FERREIRA DE SOUZA
PORANGATU/GO
ABR./2014
Daniel Soares Bezerra
Wolney Ferreira de Souza
UM ESTUDO SOBRE SERVIDORES LINUX: ferramentas específicas para a garantia da segurança nas redes organizacionais
Pré-projeto de pesquisa apresentado como exigência para a elaboração do Trabalho de Curso de Sistemas de Informação da Unidade Universitária da UEG de Porangatu/GO.
Orientador: Prof. Fernando Bonifácio
Porangatu/GO
Abr./2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os hackers possuem vários métodos e técnicas para burlar a segurança das máquinas e dos servidores Linux, sendo assim conseguir acesso total. No caso dos servidores Linux o invasor provavelmente tentará conseguir o acesso ao usuário root (Cap. 2). O objetivo deste capítulo é mostrar para o administrador, os diversos métodos e técnicas que o hacker utiliza para conseguir realizar a invasão com sucesso e concretizar seus objetivos.
1.1 ENGENHARIA SOCIAL
Engenharia Social é o termo utilizado para a obtenção de informações importantes de uma máquina ou servidor Linux, por exemplo, através de seus usuários e colaboradores. Essas informações podem ser obtidas pela ingenuidade ou confiança. Os ataques desta natureza podem ser realizados através de telefonemas, envio de mensagens por correio eletrônico, salas de bate-papo, até mesmo pessoalmente.
“[...]. É a tentativa do hacker de conseguir que alguém o ajude em uma invasão, enganando ou confundindo essa pessoa. Geralmente isso é feito sem que as pessoas sequer saibam que estão danificando sua própria segurança.” (James Lee, Brian Hatch e
George Kurtz,2001, p. 116)
Segundo a (NBSO, 2003) a Engenharia Social