Segurança pública
Como medidas para minimizar os efeitos da criminalidade, deveríamos apostar primeiramente na reestruturação de polícias. Aumentando seu contingente, fornecendo equipamentos melhores, preparando-os de forma mais eficaz para sua atuação.
O sistema prisional brasileiro também merece grande atenção, este padece hoje de evidente superlotação, constituindo um ambiente de degradação humana, marginalização social e perpetuador das condições de estímulo à criminalidade.
Outro item importantíssimo é a nossa legislação, ela sozinha não soluciona os problemas com a criminalidade, mas há diversos aprimoramentos que se impõem para torna-la mais eficaz, mais justa e mais rápida.
A mais polêmica das medidas gerais que pode contribuir para a redução dos índices de criminalidade é, sem dúvida, a descriminalização das drogas. O seu impacto provavelmente seria significativo, uma vez que os rendimentos das grandes organizações criminosas que atuam no país são majoritariamente provenientes do tráfico de drogas.
São muitas as medidas que precisam ser adotadas em conjunto para que se tenha uma política de segurança pública efetiva. Há desde providências gerais e de efeito difuso, como a criação de políticas para a juventude e de programas de distribuição de renda, até sugestão de mudanças bem específicas na organização policial e na legislação penal.
Questão 2 – Como os Operadores da Segurança Pública poderiam atuar para equacionar a violência urbana?
Como diminuir a violência urbana? Este é um problema complexo, tem gente que rouba para comer, e tem gente que rouba para manter um padrão de vida que não conseguiria ter se trabalhasse.
E como os Órgãos de Segurança Pública podem atuar? Antes de tudo, deve-se ter uma descrição minuciosa das situações de cada área, essa descrição deve ser feita de forma mais técnica permitindo assim a obtenção dos seus potenciais