Segurança pública - Sociologia jurídica
A segurança pública deve ser um sistema integrado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social, e devem interagir da mesma visão. Deve ser também otimizado, pois dependem de rápidas decisões e resultados imediatos. O processo de Segurança pública começa pela prevenção e termina na reparação do dano e na reinclusão do indivíduo (ilícito) a sociedade. A preservação deste direito aos cidadãos só será cumprida se o conceito de segurança pública for aplicado.
Pouso Alegre é a cidade brasileira em que os jovens têm menor exposição à violência
Fonte: https://www.seds.mg.gov.br/ (Secretaria de Estado de Defesa Social)
(19/02/10)
Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que Pouso Alegre, no Sul de Minas, é a cidade brasileira onde os jovens estão menos expostos à violência. A pesquisa fez um mapeamento dos riscos para a juventude em todas as 283 cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes.
Entre 2003 e 2012, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 10 milhões em segurança pública na cidade de Pouso Alegre. Segundo o coronel Wagner Mutti Tavares, comandante da 17ª Região Integrada de Segurança Pública, as polícias Militar e Civil têm uma preocupação grande com a criminalidade violenta em Pouso Alegre e, por isso, diversas ações integradas vêm sendo desenvolvidas na cidade.
Essa pesquisa feita a 4 anos nos mostra que Pouso Alegre recebeu investimentos para aplicar em segurança pública, mas hoje em 2014 sofremos uma onda de assaltos seguidos de morte, o que trouxe muita insegurança para a população, que até então estava acostumada com uma Pouso Alegre mais tranquila.
(Video do cidadão na moto).
No dia 15 desde mês uma creche no Bairro São João foi assaltada e até o momento ninguem foi preso.
Identificar o direito aplicavél ao problema:
O direito aplicável ao problema está no art. 144