Segurança publica
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA
OITO TEMAS PARA DEBATE
Violência e segurança pública
ALBA ZALUAR
ALUNA: MEIRE ELIZE LOURENÇO DE ANDRADE FERREIRA
OITO TEMAS PARA DEBATE
Violência e segurança pública
Alba Zaluar
“A pobreza é a causa da criminalidade”. Os últimos vinte e cinco anos, segundo a obra de Alba Zaluar, ocorreram grandes mudanças no Brasil, em vários aspectos como políticos, econômicos e sociais, com um grande aumento da violência e criminalidade. Os pobres sempre são as maiores vítimas, seja na forma de preconceito ou na forma de violência .
“Wolf gang Sofsky (1998)”, sociólogo alemão que estudou o terror e escreveu um tratado sobre violência, fala de um personagem, Gilles De Rais que adquiriu o gosto de matar durante a Guerra dos Cem anos que continuou matando após o término da guerra.
“A desigualdade social é a explicação da violência”.Em tese as desigualdades sociais motiva a população a agir de forma mais violenta , normalmente violência tende a baixar quando o nível de desigualdade social diminui.
A. L. Paixão (1988) cita: a polícia para os mo leques, elementos e marginais (os pobres) e a polícia para os doutores, os ricos.
“A cultura da violência existe e cresce. A violência está presente em todas as culturas numas mais limitadas ou aparentemente controladas.
Ainda assim essa violência atinge sempre a camada mais pobre da população
“Contam-se os mortos e os danos para avaliar o crescimento da violência” Nesta contagem , normalmente não são contados os feridos que ficam com graves seqüelas físicas e psicológicas o que é ainda pior.
È necessária uma mudança na política de enfrentamento, a polícia deve ser vista como uma instituição que dá segurança a população, e não o contrário.
“O monopólio legítimo do uso da violência é que gera o medo e a violência disseminados no social”. O Estado jamais conseguiu acabar com a violência privada e também não pôde dar a segurança aos