SEGURANÇA NO TRABALHO
O presente relatório refere-se às atividades voltadas na área da saúde no hospital Lazaro Reis de Manacapuru, durante a I etapa do estágio supervisionado do curso Técnico em Segurança do Trabalho. O estágio teve duração de 80 horas e foi desenvolvido durante o período de 19 de Maio a 6 de Junho de 2014.
O referido estágio teve como objetivo complementar a formação do aluno, na área da segurança no trabalho, proporcionando uma experiência através da vivência no campo prático.
Dando inicio à primeira etapa do estágio supervisionado do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, tento em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplica grandes partes dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com princípios teóricos estudados.
O Hospital é um dos poucos lugares onde podemos encontrar todos os riscos existentes. Lá temos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Com todos esses riscos presentes, a prevenção se faz muito necessária e deve ser eficiente.
2. REFERENCIAL TEORICO
2.1. HISTÓRICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL
Desde a Revolução Industrial, junto com os benefícios trazidos pelas máquinas, também veio aumento de acidentes de trabalho e logo se percebeu a necessidade da criação de normas e procedimentos que regulamentassem os processos industriais no intuito de reduzir os perigos aos quais os operários estavam expostos. De acordo com Moraes (2008), no Brasil as primeiras legislações datam do início do século XX, o primeiro decreto promulgado em 1919, foi o de número 3.174 que introduziu o conceito de risco profissional e também regulamentou a indenização por acidente de trabalho. A partir da década de 30, com a criação do Ministério do Trabalho, que tinha por objetivo apreciar as questões relacionadas ao trabalho, houve uma maior preocupação com o segurança do trabalhador; em 1934, por exemplo, é promulgado o Decreto de nº 24.637, que trazia a obrigatoriedade das empresas