Segurança no trabalho
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MICHAEL NEVES LEMOS
SEGURANÇA NO TRABALHO
MANAUS-AM
MARÇO 2014
MICHAEL NEVES LEMOS
SEGURANÇA NO TRABALHO
Pesquisa apresentada na disciplina de Direito do Trabalho, ministrada pelo Prof. MSc. Walter Calvente, do 3° período do curso de Ciências Contábeis.
MANAUS-AM
MARÇO 2014
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa de segurança no trabalho no Brasil mostra a importância da prevenção de acidente de trabalho para o crescimento organizacional, dando ênfase ao processo histórico da regulamentação da Medicina e Segurança do Trabalho e de órgãos como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A Segurança do Trabalho passou por vários processos de transformação do mercado de trabalho, foi observado a necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar por profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais e especialistas, tendo como objetivo a saúde, proteção e qualidade de vida do trabalhador.
O surgimento da Revolução Industrial, trouxe muitas transformações para a sociedade, principalmente para a classe trabalhadora, transformações que repercutiram de forma negativa sobre o bem-estar físico e psicológico do trabalhador, obrigando-o a executar longas jornadas de trabalho em ambientes sem segurança, fazendo com que fosse obrigado a manusear máquinas mais avançadas, que eles não estavam acostumados, provocando alguns graves acidentes de trabalho como: mutilação entre outros. E para mudar esta situação foram criadas mobilizações políticas, com o intuito de criar medidas legais que proporcionassem aos trabalhadores melhores condições de trabalho. Em 1967 a Constituição brasileira reconheceu o direito do trabalhador de higiene e segurança no trabalho (art.158, IX), e a Constituição de 1969 repetiu a mesma orientação da Carta Magna anterior, e a constituição de 1988 modificou a orientação das normas