Segurança no trabalho em Bioterio
DIEGO
LARISSA TESSARI BRITO
LÍVIA BARBOSA GIURIZATTO
RAYANE BARBOSA NOGUEIRA
SEGURANÇA EM BIOTÉRIOS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Campo Grande - MS
Junho/2012
1. INTRODUÇÃO
BIOSSEGURANÇA EM UM BIOTÉRIO
Biossegurança é a Ciência que estuda o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou no meio ambiente. Fundamenta-se em preservar o avanço nos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e do meio ambiente.
Nas últimas décadas a inter-relação entre desenvolvimento tecnológico envolvendo o uso de materiais biológicos, inclusive animais, e os riscos inerentes a estas atividades, demandou o estabelecimento de novas estruturas organizacionais, como os Comitês de Biossegurança, de Ética, de Boas Práticas de Laboratório, de Descartes de Resíduos Perigosos, entre outros, incluindo um programa de segurança e saúde ocupacional. Cabe a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, certificar Instituições de acordo com as normas estabelecidas, avaliando o nível de biossegurança correspondente às atividades desenvolvidas.
No Brasil é recente a preocupação com a qualidade e biossegurança nos biotérios. Mesmo com o desenvolvimento do nível científico alcançado pelo país nos últimos tempos, colocando-o em décimo terceiro colocado mundial em número de produções científicas, a atenção dada e a conscientização da importância de termos nossos biotérios adaptados aos padrões de qualidade exigidos por guias internacionais, ainda é incipiente. Na maioria das vezes, as instalações físicas e os equipamentos de segurança destinados aos animais de laboratório são impróprios e não atendem aos requisitos mínimos de segurança, conforto e higiene, faltando inclusive, qualificação técnica dos profissionais bioteristas.
Conceitos de Boas Práticas de Laboratório (BPL), Procedimentos Operacionais Padrão (POPs),