Segurança nas redes sociais
Artigo – Segurança da Informação
Helio Bertolini Junior Patricia Almerinda de Moraes Xavier Carolina dos Santos Arantes Alves Isaias Jose Ramos de Oliveira Marcela Castro Cardoso de Carvalho Isa Paula Barbosa da Penha
As redes sociais não param de crescer no mundo inteiro e já são responsáveis por 62% do tráfego na web. Esse número é realmente grande e mostra que estamos gastando nosso tempo praticamente todo nos relacionando. Todas as grandes redes sociais estão em mais de um tipo de dispositivo físico ou móvel.
Usuários brasileiros em redes sociais (2009)
Twitter Multiply Via6 MySpace Sonico Habbo Ning Hi5
Orkut
Para nos comunicar estamos conectados ou procurando conexão o tempo todo. Isso se tornou muito claro com a explosão do celular, recorde de vendas no Brasil, mas não é o único caso. São smartphones, netbooks, notebooks e agora os Ipads. Para nosso email, uma página na internet, um vídeo no YouTube, estamos cada vez mais tempo online. Todas as operadoras oferecem planos e aparelhos para você usar para acessar suas redes sociais.
Número de usuários brasileiros por rede (2009)
12960000,00
1090000,00 Orkut MySpace
240000,00 Facebook
Uma pergunta, infelizmente pouco comum, mas muito importante acaba surgindo: com tantos dados pessoais trafegando, quem cuida da segurança da minha informação? As maiores redes sociais sofrem diariamente com problemas de segurança. O mais recente foi o Facebook que encontrou uma falha em seus aplicativos que passavam informações pessoais para empresas. Já o Orkut foi invadido e contaminou 189 mil. As pessoas infectadas enviaram recados automaticamente para seus amigos e acabaram encadeando uma contaminação. Ainda recentemente o Facebook foi invadido e circula pela internet uma lista com todos os usuários, fotos, informações pessoais, URL e amigos.
Já o Twitter não