Conceito de alfabetização e letramento
Comentário das atividades:
Brincando com as vogais e Separar as sílabas.
Letramento, é o estado ou a condição de quem responde adequadamente às demandas sociais pelo uso amplo e diferenciado da leitura e da escrita.
A alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, porém, são interdependentes e indissociáveis, pois uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada ou ser letrada e não ser alfabetizada.
Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos podem ser vistos como simultâneos, entendendo que no conceito de alfabetização estaria compreendido o de letramento e vice-versa.
Assim, a participação das crianças em experiências variadas com leitura e escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material, a habilidade de codificação e decodificação da língua escrita, o conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução da fala sonora para a forma gráfica da escrita implica numa importante revisão dos procedimentos e métodos para o ensino, uma vez que cada fase desse processo exige procedimentos e métodos diferenciados, pois cada criança e cada grupo de crianças necessitam de formas diferenciadas na ação pedagógica.
Diante do contexto pudemos entender que o jogo foi para a criança um meio de desenvolimento significativo trazendo vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.
As duas atividades estão inseridas no contexto midiático, que tem como objetivo a reflexão sobre a escrita das palavras a partir da construção de silabas, esta atividade permite que o professor organize seus alunos em grupos para uma gostosa brincadeira com as vogais e sílabas, e assim contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador porque a criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo