Cartilha de segurança em redes sociais
Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP)
DIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA
Recomendações GeRais
Seja criterioso na hora de aceitar convites, especialmente em redes sociais que não
fornecem muitos dados sobre o usuário, como o Twitter. Observe se você reconhece a pessoa pela foto e o número de amigos ou seguidores. Amigos demais podem indicar perfis fraudulentos.
Use pelo menos 8 caracteres na sua senha. Utilize números, letras maiúsculas e
minúsculas, alguns caracteres especiais ( “_” e “-” são os mais indicados). Os sites normalmente indicam se a senha que você escolheu é “Forte” ou não. Escolha senhas que indiquem “Strong” (Forte) ou “Very Strong” (Muito forte). Não use a mesma senha de outros serviços!
Use um software para gerenciar suas senhas. Sugerimos KeePass, que além de armazenar suas senhas o ajuda a escolher boas combinações. O programa é disponível para Microsoft Windows, GNU Linux e Apple Mac OS X, e pode ser acessado em http://keepass.info/ Troque sua senha com frequência, especialmente quando utilizar o serviço de redes
sociais em locais públicos como redes Wi-Fi de aeroportos, eventos, lan houses ou no computador de outra pessoa.
Sempre saia do serviço adequadamente, usando o link “logout”. Se você não fizer
isto a próxima pessoa que usar o computador terá acesso à sua conta. O logout também fecha as sessões abertas em outros computadores e celulares que você utilizou. Se você esqueceu-se de efetuar logout em uma rede potencialmente insegura, troque a senha o mais rápido possível. A sessão que você deixou aberta será interrompida e a senha será solicitada.
É muito comum o uso de encurtadores de endereço, os chamados URL shorteners. Estes serviços encurtam endereços longos de forma que eles sejam curtos o suficiente para serem enviados por e-mail, Twitter, etc. Estes serviços são representados por sites como bit.ly (j.mp), TinyURL e