Segurança na transferência de arquivos em dispositivos móveis via bluetooth
Resumo — Bluetooth é uma tecnologia para redes sem fio, utilizada na comunicação entre diversos tipos de equipamentos, proporcionando a formação de redes do tipo piconet e scatternet [1]. A comunicação nestas redes é realizada por meio de ondas de rádio, o que torna a tecnologia Bluetooth mais suscetível a ataques em comparação às tradicionais soluções de rede. [2]. Neste trabalho é apresentada a tecnologia Bluetooth e abordados os seus aspectos de segurança.
Palavras-chave: bluetooth; segurança; transferência de arquivos; computação móvel
Introdução
O Bluetooth é um rádio de transmissão simultânea de curto alcance que geralmente reside em um microchip. Ele foi inicialmente desenvolvido pela fabricante sueca de telefone móvel Ericsson em 1994 [3] como uma maneira de permitir computadores palmtop realizar chamadas sobre um telefone móvel. Desde então, mais de mil companhias se registraram para fazer do Bluetooth um padrão wireless de baixa potência e curto alcance para uma grande quantidade de dispositivos.
O Bluetooth foi concebido para oferecer uma capacidade universal de se ter comunicação de dispositivos wireless de curto alcance. Usando a banda 2,4GHz ISM, disponível globalmente para uso sem licença, de baixa potência, dois dispositivos Bluetooth com 10m um do outro podem compartilhar até 720Kbps de velocidade na transmissão de dados [4]. O Bluetooth tem o objetivo de suportar uma lista ampla de aplicações, incluindo dados (compromissos e números de telefone), áudio, gráficos e vídeo. Por exemplo, dispositivos de áudio podem se comunicar com handsets, telefones sem fio e convencionais, home stereos e digital MP3 players. O Bluetooth possibilita pessoas a fazer, entre outras coisas [3]:
• Estabelecer chamadas de headset wireless conectado remotamente para um telefone celular
• Eliminar cabos ligando