Processos industriais
1. Como ocorrem os movimentos ativos e passivos na usinagem? Descreva todos eles e mostre as figuras.
R:
2. Quais são as variáveis que aparecem no cálculo da Vc, mostre um exemplo.
R:
3. Como se calcula a Vf ? Dê um exemplo.
R:
4. Sobre as grandezas de avanço qual a diferença que existem entre a ferramenta do torno e as da fresa?
R: Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 6 castanhas ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.
Capítulo 2
1. Quais são as partes construtivas de uma ferramenta de corte? Mostre exemplos torno, fresa e furadeira.
R: São máquinas de movimento contínuo, usadas para a usinagem de materiais.
A operação da fresagem se dá ao longo de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada
2. Como ocorre o sistema de referência de uma ferramenta, mostre todos os planos em ferramentas de torno, fresa e furadeira.
R: Máquina Torno O torno mais simples que existe é o torno universal. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operações já citadas
Capítulo 3
1. Quais os fatores influenciados pela formação do cavaco?
2. Como ocorre o corte dos metais?
R: é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais, onde o corte ocorre através de um processo similar ao Soldagem por arco elétrico com