ATPS Redes sem fio Etapa 3
A tecnologia Bluetooth é muito utilizada atualmente por aparelhos celulares e telefones, provê uma maneira fácil e simples de troca de informações através de uma frequência de rádio que por sua vez de curto alcance.
A tecnologia Bluetooth utiliza a frequência 2.4 Ghz para a transmissão, trabalhando com o FHSS e transferência de centenas de kbps encapsulados.
Este tipo de tecnologia por ser de curto alcance e não obter muitos recursos, utilizado um ID único definido para cada usuário, sendo assim, a localização fica muito mais fácil e simples para que os usuários se conectem e iniciar uma transmissão. A taxa de transmissão disponível pelo bluetooth é de 2,1 mbps e tem um alcance máximo de 40 metros.
Um dos problemas do bluetooth é a fragilidade quanto ao sinal, se no meio de uma transmissão ocorra algum ruído ou interferência, ou algum objeto bloqueie a conexão, os dados enviados podem ser perdidos e a conexão fechada, sendo necessário a comunicação novamente entre os dois dispositivos.
Segurança também não é um ponto forte do bluetooth, o recurso utilizado é o FHSS, que trabalha com encriptação dos dados, porém sua autenticação é fraca uma vez que utiliza apenas PINS de 4 números. O bluetooth trabalha com modos de segurança, dentre eles podemos classificar modo de segurança geral, por serviço e por dispositivo.
Existem também 3 modos de segurança do Bluetooth, são eles o modo de segurança 1,pelo qual tem uma segurança muito baixa e ruim, o modo de segurança 2, consiste em uma segurança forçada a nível de serviço, que pode ser configurada por autorização e autenticação, apenas autenticação ou ser aberta a todos os equipamentos e é implementada depois do canal ser estabelecido e o modo de segurança 3 que também é implementado depois do canal ser estabelecido porém a segurança é forçada a nível de link que utilizava uma chave de link privada ou uma chave criptografada privada que são compostas por números