segurança na movimentação de cargas
Os membros inferiores são divididos em quatro segmentos principais: pé, perna, coxa e cíngulo do membro inferior; além das articulações do tornozelo e joelho.
Os ossos mais distais do pé são as falanges, que formam os pododáctilos ou dedos do pé. Os cinco dedos de cada pé são numerados de um a cinco, começando do lado mediaI ou do 1° pododáctilo (hálux). O 1º pododáctilo tem apenas duas falanges, similar ao 1° quirodáctilo (polegar), essas são a falange proximal e a falange distal. Cada um dos segundo, terceiro, quarto e quinto pododáctilo tem uma falange média, além de uma proximal e uma distal. Apresentam uma base, um corpo e uma cabeça. A identificação das articulações dos dedos do pé é importante devido a fraturas que podem envolver a superfície articular. O 1º pododáctilo tem apenas a articulação interfalaniana. Em virtude de o segundo ao quinto pododáctilo serem formados por três ossos cada, esses dedos também têm duas articulações cada, apresentndo as articulações interfalangianas proximais e distais.
Os cinco ossos da região dorsal do pé são os metatarsos. Estes são numerados juntamente com os dedos, começando pelo número um, na face medial, e terminando com o número cinco, na face lateral. Cada um dos metatarsos compreende três partes: a cabeça, corpo (diáfise) e a base. A base do quinto metatarso é projetada lateralmente para dentro de uma tuberosidade proeminente e grosseira, que serve para a anexação de um tendão.
Os sete grandes ossos da porção proximal do pé recebem a denominação de ossos do tarso ou tarsais. São divididos em duas fileiras: proximal e distal.
Fileira proximal: calcâneo e tálus.
Fileira distal: navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral.
A articulação do tornozelo é formada por três ossos, dois longos da perna, a tíbia e a fíbula, e um osso do tarso, o tálus.
O esqueleto da perna consiste de dois pares de ossos longos, a tíbia e a fíbula.
A