O lado negro da Copa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, especializado em pesquisas on line, levantou a opinião dos internautas brasileiros sobre os possíveis acontecimento negativos durante a Copa do Mundo. A pesquisa “O Lado Negro da Copa”, apontou que a segurança e criminalidade são os fatores que preocupam 32% dos entrevistados. A pesquisa contatou 633 pessoas de todas as regiões do Brasil, que representam as classes ABC.
A segurança e a criminalidade lideraram as respostas espontâneas sobre o que mais assusta com a realização de um evento desse porte. As respostas representaram 32%, porém, quando estimulados com opções relacionadas à violência, 74% temem o aumento de assaltos, furtos e assassinatos, 71% se preocupam com a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios e 71% também temem a falta de preparação da polícia para lidar com multidões.
Os dados apontam também que 63% das pessoas acreditam que o evento não será tranquilo, 40% supõem que haverá confrontos entre polícia e manifestantes. Sendo assim, 46% dos entrevistados afirmaram que ficarão inseguros ao sair de casa em dias de jogos.
A preocupação reflete também no local em que os internautas escolhem para assistir os jogos. Enquanto 26% da população buscará assistir as partidas em praças e outros locais públicos, 37% disseram que não têm intenção de acompanhar nesses locais. Sobre o Fifa Fan Fest, apenas 35% dos entrevistados conhecem o espaço oficial para concentração dos torcedores, mas desse número, 30% não têm interesse de frequentá-los.
Por outro lado, há ainda quem acredite que a situação será diferente. Mesmo com os problemas na preparação para o mundial em várias cidades do país, os entrevistados se mostram interessados com o evento e 38% acreditam que a Copa será um sucesso.
SEM LEGADO – Os entrevistados se mostraram, também, desanimados com o pós-copa. Para 67% deles, o mundial não deixará nenhum legado, mas haverá ônus para o país e o povo. A infraestrutura também