Resenha Invictus
O filme conta a história de Nelson Mandela, que após 27 anos, sai da prisão e depois de quatro anos é eleito presidente da África do Sul, mas esse governo não vai ser fácil, pois os brancos não queria um negro no poder.
Assim que toma posse em Pretória, no seu primeiro dia de Presidência ele deixa claro para os funcionários da Presidência que seu governo será democrático, e quem não quiser ficar ao lado dele no seu governo que saia, e quem ficar não poderá ter medo de enfrentar os problemas que virão pela frente.
Nelson Mandela tem um grande problema a ser resolvido, a separação dos brancos e negros, devido ao apartheid, ele percebe que precisa fazer essa união desses dois grupos. Ele começa pela sua segurança pessoal, pois o responsável da segurança (Jason Tshabalala) havia pedido mais homens, então ele faz contratação de mais homens, só que o detalhe é que são homens brancos.
E para fazer a união dos brancos e negros ele descobriu que poderia fazer isso através do time rúgbi, pois quem torcia pelo time eram apenas os brancos, os negros não se interessavam pelo rúgbi, já que a copa estava próxima à ideia dele seria o time ganhar a copa, e com isso conseguiria realizar a união dos grupos.
Mas isto não seria tão fácil, pois o time estava muito ruim, e não ganhava uma partida, estava precisando de motivação, para isto Mandela convidou o capitão do time e falou sobre sua história e o tempo em que ficou na prisão, e aonde havia buscando motivação para sair da prisão e chegar à Presidência.
Nelson Mandela havia buscado inspiração e motivação no poema invictus, e foi este poema que ele deu para o capitão do time, motivar seus jogadores e ganhar a copa.
Foi com esse poema e a história de Nelson Mandela que o capitão conseguiu motiva seu time e vencer a copa da África do Sul.
Com a vitória do time de rúgbi na copa, Nelson Mandela, conseguiu unir os brancos e negros, a prova disso foi o jogo da final, que todos estavam assistindo, nas