Entendendo a terra 1 2 3 cap
5.Como a composição química da crosta da Terra difere daquela das zonas mais profundas? E daquela do núcleo?
A diferenciação da Terra primitiva resultou num planeta zoneado com um denso núcleo de ferro, uma crosta de rochas leves e um manto residual entre ambos. crosta sólida da Terra, uma fina camada externa com cerca de 40 km de espessura. A crosta contém materiais relativamente leves com temperaturas de fusão baixas. Manto da Terra Entre o núcleo e a crosta encontra-se o manto, uma região que forma a maior parte da Terra sólida. O manto é o material deixado na zona intermediária depois que grande quantidade da matéria pesada afundou e a matéIia mais leve emergiu.O manto abrange profundidades que vão desde 40 até 2.900 km.
Ele consiste em rochas com densidade intermediária, em sua maioria compostos de oxigênio com magnésio, ferro e silício.
7. Descreva a idéia central da teoria da tectônica de placas.
De acordo com a notável teoria da tectônica de placas, a litosfera não é uma casca contínua; ela é quebrada em cerca de 12 grandes "placas" que se movem sobre a superfície terrestre com taxas de alguns centímetros por ano. Cada placa atua como uma unidade rígida distinta que se move sobre a astenosfera aqual também está em movimento. Ao formar uma placa, a litosfera pode ter uma espessura de apenas alguns quilômetros nas áreas com atividade vulcânica e, talvez, de até 200 km ou mais nas regiões mais antigas e frias dos continentes.
Cap 2.
1. Forneça um exemplo geográfico moderno de cada tipo de limite de placa.
• Em limites divergentes, as placas afastam-se e uma nova litosfera é criada (a área da placa aumenta).
• Em limites convergentes, as placas juntam-se e uma delas é reciclada, retomando ao manto (a área da placa diminui).
• Em limites transformantes, as placas deslizam horizontalmente uma em relação à outra (a área da placa permanece constante).
2. Que evidência sugere que a Pangéia de fato existiu?
Fósseis do