Movimentação de Cargas
Folha 1 de 13
Movimentação de Cargas
Revisão: 00
1. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo orientar os profissionais quanto às práticas e cuidados a serem empregados na movimentação de cargas com guindastes e guindautos, tendo em vista, a observação de parâmetros técnicos de ordem legal descritos nas NR’s.
2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
2.1. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
2.2. NR 18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Industria da Construção
3. DEFINIÇÕES
3.1. Guindaste: Veículo provido de uma lança metálica de dimensão variada e motor com potência capaz de levantar e transportar cargas pesadas.
3.2. Guindauto (Munck): Guindaste montado sobre caminhão auto-motor.
3.3. PTE: Permissão de Trabalho Especial.
4. DESENVOLVIMENTO
A movimentação de cargas é a técnica empregada para o fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem, sendo parte integrante de operações de construção de variados portes. Como operação propriamente dita, deve ser planejada, a fim de que, se obtenha um nível mínimo de segurança, cujas etapas devem estar claras a todos os envolvidos nos distintos momentos da execução. De modo macro, pode-se dizer que nas movimentações de cargas deve-se observar e/ou satisfazer os seguintes critérios: Volume da carga (massa e dimensões), interferências, riscos mais freqüentes e prováveis, técnicas de amarração específicas para a operação, capacidade dos dispositivos de içamento, sinalização e isolamento, meios de comunicação, inspeções do equipamento e dispositivos empregados.
4.1. Avaliação Inicial
Antes do início da tarefa deve-se fazer:
• APT – Análise de Preliminar da Tarefa;
• Check List (do guindaste, guindauto, dispositivos de içamento);
• Emitir a PTE – Permissão para Trabalhos de Especiais;
1
Trabalho de Segurança
Folha 2 de 13
Movimentação de Cargas
Revisão: 00
• Plano de Rigging assinado por profissional habilitado para