Segurança do trabalho
Curso Técnico de Segurança do Trabalho – ST11
Segurança II
Aluna: Ariane Costa Menezes
- Incêndio em depósito de combustível em Duque de Caxias
SITUAÇÃO
Na quinta-feira (23/05), um depósito de combustível da empresa Petrogold, em Duque de Caxias, pegou fogo causando a morte de um funcionário. O incêndio destruiu 12 casas e causou a interdição de 114 imóveis de quatro quarteirões próximos, deixando centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas.
A empresa publicou em seu site uma nota oficial, informando que estar prestando todo o apoio à família do funcionário que morreu e aos demais trabalhadores atingidos pela tragédia, "bem como buscando minimizar e reparar os danos sofridos pela comunidade".
O secretário de Planejamento e Urbanismo de Duque de Caxias, Luiz Edmundo Costa Leite, disse que a prefeitura ainda não decidiu que tipo de ajuda poderá ser dada às famílias afetadas, mas entre as possibilidades estão o pagamento do aluguel social e o encaminhamento para o Programa Minha Casa, Minha Vida.
POSSÍVEIS CAUSAS
A empresa Petrogold trabalhava irregular, sem uma fiscalização incisiva da prefeitura, sem nenhum trabalho de segurança e prevenção de acidentes, de acordo com a esposa do funcionário falecido as condições de segurança eram zero " Ele estava querendo sair de lá. Reclamava da questão de segurança" — Às vezes, ele reclamava da mangueira e da bomba (equipamentos que manuseava no trabalho). Era muito exigente — disse ela.
SEGURANÇA
O técnico de segurança do trabalho atua de maneira prevencionista, em uma situação como essa, onde vidas são perdidas, é que se tem consciência da tamanha importância desse profissional.
Se a empresa Petrogold tivesse essa preocupação, com certeza essa situação poderia ter sido evitada, ou seus danos teriam sido memorizados, os profissionais capacitados incluiriam preparo aos funcionários e equipamentos utilizados se amparando nas Normas Regulamentadoras necessárias ( NR 25-