Segurança do trabalho
A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted – Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. Enquanto a teoria clássica ficou restrita a meios aquosos. Segundo os cientistas, J.N. Brönsted na Dinamarca e T.M. Lowry na Inglaterra, no ano de 1923 de maneira independente introduziram o conceito de ácido-base, enunciando em sua teoria que:
• Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+.
• Base é toda espécie química receptora de prótons H+
De uma maneira mais simples, ácido é um doador de próton e base é um receptor de próton.
Na reação mostrada acima HCl está atuando como ácido, pois está doando um próton para a água. Assim como, a água está atuando como base por aceitar o próton. Na reação inversa a hidroxila atua como acido e o Cl- como base.
Ácidos e Bases sob a visão de Lewis
A definição de Lewis consiste em:
• Ácido é toda espécie química que recebe pares eletrônicos isolados, formando ligações coordenadas (antigamente era chamada Dativa).
• Base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas.
É a mais abrangente definição de ácidos e bases, em virtude de sua definição não se restringe somente as espécies hidrogênio e/ou hidroxila, mas se ajusta a praticamente todas as reações químicas.
Ácidos e Bases sob a visão de Arrhenius
Existem varias definições para ácidos e bases, das quais a mais utilizada é a definição do químico Svant August Arrhenius. Segundo ele:
• ácidos são compostos que em solução aquosa, ionizam-se e liberam exclusivamente como cátion o íon H3O+ (hidrônio ou hidroxônio).
• bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila OH-
Ácidos
Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas