Projeto multidisciplinar 2
Aula-tema 03: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos.
Anápolis
2012
Atividade de Autodesenvolvimento do Curso de Pedagogia da disciplina Projeto Multidisciplinar III, orientado pela Professora-tutora:
Anápolis, Goiás
18/10/2012
SUMÁRIO
Introdução 4 Etapa 1- Objetivos de uma brinquedoteca em uma escola de educação infantil 5 Etapa 2-Objetivos de uma brinquedoteca em uma universidade ou faculdade 6 Etapa 3-Objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital 7 Considerações Finais 8 Referências Bibliográficas 9
Introdução Nesta atividade de autodesenvolvimento temos como finalidade conhecer o espaço e os objetivos de cada tipo de brinquedoteca em determinados lugares diferentes, a brinquedoteca não só estimula as atividades lúdicas individuais e coletivas, como também permite um conhecimento maior das crianças por meios dos brinquedos com os quais brincam ou das brincadeiras que escolhem participar. A Brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico.
Brinquedotecas de escolas
Geralmente encontra-se em escolas que procuram suprir as necessidades e materiais para o desenvolvimento da aprendizagem. Caracterizam-se pela montagem de um acervo, de brinquedos sendo utilizada a própria sala de aula como espaço para brincar. Logo aos a utilização, os brinquedos retornam ao acervo. Sua dinâmica é semelhante à de uma Biblioteca.
As escolas que possuem brinquedoteca evidenciam que o jogo e os brinquedos são recursos poderosos para a construção do conhecimento, pelos inúmeros desafios proporcionados pelo lúdico, a brinquedoteca escolar além de ser o espaço da experiência, do estudo e da ampliação de novas idéias, contagiando alunos e professores da escola. A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação