Segurança do trabalho
Acredito que a maior parte dos brasileiros, assim como eu, adota a conduta de comprar somente um par de pneus. Já li e assisti documentários que diziam que ao se comprar somente um par de pneus, eles deviam ser colocados nas rodas dianteiras. Também que eles deveriam ser colocados nas traseiras. Acabei convencido pelo documentário e acredito que o par novo de pneus deve ser colocado na traseira, pois o carro fica mais estável. Mas ocorreu-me uma dúvida nessa semana. A maior parte dos veículos, inclusive o meu como pude comprovar ao abusar um pouco numa curva, tem raio de rolagem negativo, que faz com que o carro saia de frente nas curvas, por ser mais fácil de controlar. Aí está o problema: se o carro sai de frente por que colocar os pneus novos na traseira? Não está ao contrário? Ou ainda não há um consenso sobre esse assunto?
Antes de tudo, cabe esclarecer: raio negativo de rolagem é uma característica de projeto da suspensão, benéfica à segurança, e nada tem a ver com a tendência ao subesterço, verificada na maioria dos carros de rua atuais.
Quanto à escolha do melhor eixo para um novo par de pneus, vamos analisar as diversas situações. Em piso seco não há diferença substancial de aderência entre o pneu novo e o usado ainda em boas condições de rodagem (acima do 1,6 mm de sulcos determinado pela legislação), o que evita grande alteração no comportamento em curvas. Em piso molhado é que a situação se modifica.
Os defensores dos pneus novos à frente alegam que a aquaplanagem tende a ocorrer mais cedo se os pneus dianteiros estiverem mais gastos -- já os traseiros não teriam maiores problemas, por encontrar o caminho já "aberto" pelos da frente, que expulsam a água da trilha por que passam.
No entanto, em uma curva a trajetória dos pneus dianteiros e traseiros é diferente, sendo esta a situação de maior risco no uso dos mais gastos atrás. Um repentino sobresterço, causado pela perda de aderência dos