Sistema aps
A sigla APS (Advanced Planning Systems) representa uma categoria de softwares especializados em planejamento sofisticado. Podem se integrar com sistemas de manufatura do tipo ERP ou com soluções avançadas de gestão do SupplyChain. Como característica principal, estes softwares buscam otimização do resultado da empresa através do melhor sequenciamento de produção, levando em consideração todas as restrições inerentes à manufatura (disponibilidade de equipamentos, de recursos humanos, ferramentais, movimentação, sequências de entrada nos equipamentos, etc...).
O surgimento do APS marca a mudança mais significativa nos sistemas de manufatura desde o advento do MRP, há mais de 20 anos. O MRP permitiu que as empresas diminuíssem os esforços e os problemas com o ressuprimento de matéria-prima, agregando uma importante mudança conceitual: o cálculo da necessidade de materiais passou a ser executado com base na necessidade futura e não no histórico de utilizações passadas. Porém, mesmo com a evolução tecnológica neste período, muitos problemas continuaram gerando ineficiências na programação da produção (e consequentes desperdícios), os quais o APS vem ajudar a resolver problemas durante o ciclo de programação.
No sentido mais amplo, os sistemas APS têm um escopo que vai desde o nível estratégico no desenho de redes logísticas, até o nível operacional da programação detalhada de cada máquina no piso de fábrica.
Os sistemas APS utilizam técnicas diversas para a geração de programas de produção, de materiais e de transporte.
Algumas das técnicas usadas são: * Algoritmos genéticos; * Programação linear; * Heurística; * Regras de seqüenciamento e outras;
2. CARACTERÍSTICA DO SISTEMA APS
APS são rápidos: Uma simulação de MRP pode levar várias horas, mesmo com os mais poderosos processadores existentes hoje em dia. Já as simulações de APS podem ser medidas em minutos e até em segundos, permitindo uma programação da fábrica quase em tempo