Resumo do texto: os gêneros do discurso, bakhtin
A dificuldade de definir a natureza geral do enunciado acontece devido à extrema heterogeneidade dos gêneros, que se realiza conforme suas necessidades. É a relação dos gêneros primários e secundários (ideológicos) que auxilia a investigação da natureza do enunciado.
Diferente de palavras e orações, o enunciado se depreende da fala viva, sempre ativamente responsiva (mesmo que seja através do silêncio para a compreensão ou execução da ordem). Toda compreensão obrigatoriamente exige resposta, de uma ou de outra forma, de modo que, o ouvinte ser torne falante. A compreensão passiva do significado do discurso é tida como um “momento abstrato” da apreensão ativa, responsiva, real e plena que sempre se atualiza em resposta em voz alta.
Os limites de cada enunciado, como unidades concretas de comunicação, são definidos por essa alternância dos sujeitos do discurso – dos falantes. Todo enunciado tem um princípio e um fim absolutos, ou seja, é precedido e sucedido de outros. Além disso, uma outra peculiaridade é a sua conclusibilidade, para que possa haver compreensão e resposta para ele.
O discurso sempre está fundido em forma de enunciado, pertencente a um sujeito do discurso, se não for dessa forma, não há existência. O discurso, por tanto, só pode existir de fato, na forma de enunciações concretas de falantes reais.
Apesar disso, os limites da oração enquanto unidades de língua, nunca são determinados pela