APS REVISADA PARA SISTEMA
Gabriela Gomes Luche
Relatório de Atividade Prática Supervisionada
O brincar e a importância do jogo simbólico na Educação Infantil.
Ribeirão Preto
2015
Gabriela Gomes Luche
Relatório de Atividade Prática Supervisionada
O brincar e a importância do jogo simbólico na Educação Infantil.
Relatório de Atividade Prática (APS) para avaliação no 3º semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista- Unip.
Ribeirão Preto
2015
INTRODUÇÃO Este estudo visa contribuir para a construção de uma ação pedagógica, que tem como objetivo utilizar os jogos de inclusão com alternativa de aprendizagem, mostrando a importância do lúdico na formação da criança. Os jogos e as brincadeiras é uma forma privilegiada de aprendizagem tendo em seus aspectos sociais. As crianças trazem para as brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam para as crianças as brincadeiras passam a ficarem mais interessantes quando ela pode expressar os seus conhecimentos, revelar suas visões do mundo e suas descobertas.
Podemos perceber que, em muitas creches e escolas, alguns profissionais desvalorizam o brincar, enfatizando atividades que consideram mais produtivas. Sendo assim, os jogos e brincadeiras, para eles, é uma atividade que deve ser realizada no intervalo de aula. Para muitos pesquisadores, o jogo é considerado uma atividade favorável à construção do conhecimento, pois, através do jogo, a criança aciona seu corpo e seu pensamento, simultaneamente, é afrontada a desenvolver diversas habilidades, como a observação, comparação, análise; assim a criança irá conhecendo suas potencialidades, ampliando cada vez mais sua autoconfiança. Por meio da brincadeira, a criança é estimulada a criar e expor suas emoções, através de sonhos, exercitando seus sentidos e explorando a realidade.
As atividades lúdicas oferecem à criança momentos para