segurança do trabalho
Aluno Rildo Pereira Alves Junior
Turma: ES
Professora: Eliane Lago
1. Defina Acidente de Trabalho.
R: É um evento indesejável e inesperado que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
2. Qual é a diferença entre Acidente e Incidente? Dê exemplos.
R: Com base no conceito anterior de acidente de trabalho, tal fato é conceituado incidente quando não ocorre lesão corporal ou perturbação funcional, mas apenas dano material. É um quase acidente.
Exemplo1: Um funcionário a caminho do trabalho se envolve num acidente de carro, que lhe causa uma fratura na perna, deixando-o afastado do trabalho.
Da mesma forma se configuraria incidente se no caminho para trabalho o carro viesse a furar o pneu num buraco, sem causar lesões no trabalhador.
Exemplo2: Funcionário fazendo transporte de material na própria empresa, ao descer uma escadaria pisa de mal jeito, derruba o material e torce o tornozelo.
Se configuraria incidente se o funcionário não viesse a torcer o tornozelo e apenas derrubasse o material.
3. Descreva Acidente Típico, Doenças Ocupacionais e Acidente de Trajeto, citando 2 (dois) exemplos para cada.
R: Acidente típico: É aquele que ocorre no local onde o trabalhador desenvolve suas atividades (Posto de Trabalho ou próximo dele, em atividades inerentes).
Exemplos: Numa obra de edificação o engenheiro é alvo de um tijolo que cai do alto de um prédio, lhe causando corte na cabeça; um bombeiro tentando apagar um incêndio acaba se queimando na mão.
Doenças ocupacionais: É a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes ambientais, sem proteção compatível