041774511554

359 palavras 2 páginas
MATERIAIS UTILIZADOS

-Bureta;
-Garra;
-Suporte universal;
-Erlenmeyer;
-Pipeta;
-Papel de pH universal;
-Fenolfataleína;
-NaOH;
-Vinagre;
-Sucos ( laranja, abacaxi, maracujá, acerola);
-Vinagre; -Gelatina;
-Água sanitária;
-Leite Longa Vida e Pasteurizado;
-Achocolatado;
-Água destilada.

2
Desenvolvimento

Primeiramente, foi apresentado as substancias na bancada, logo apos com o auxilio de uma pipeta colocou-se 10ml de leite em um erlenmeyer depois foi medido o pH da substancia com o papel indicador e foi obtido o resultado. Adicionou-se sete gotas de fenolftaleína e logo após encheu a bureta com solução NaOH5%, depois gotejando gota-a-gota de NaOH no erlenmeyer com leite , ate que a amostra adquiri-se um coloração rósea. Logo após anotou-se o volume gasto de NaOH para titular o leite. Esse mesmo procedimento foi repetido em todas as outras amostras.
O pH é um índice que indica se a solução é ácida, básica ou neutra. A escala do pH pode variar de 0 à 14, sendo que quanto menor o índice de pH de uma substância, mais ácida será a mesma. O ph menor que 7 indica que a substância é ácida, para ph maior que 7 indica que a substância é básica e para a substância com ph 7 indica que ela é neutra. As amostras utilizadas foram: leite longa vida, achocolatado, vinagre, suco de laranja, suco de abacaxi, suco de maracujá. Em seguida, mediu-se o ph das substâncias com o papel universal. O resultado indica que o Leite longa, vinagre, os sucos de laranja, de abacaxi, de maracujá são substâncias
3
ácidas, e o achocolatado é neutro. Na segunda etapa observamos que o leite longa vida, achocolatado, vinagre, suco de laranja, suco de abacaxi; suco de maracujá, as que apresentaram características básicas, ou seja, ficaram rosa.

Relacionados