SEGURANÇA DO TRABALHO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................
04
2 PESQUISA DE CAMPO.......................................................................
05
3 TIPO DE RECRUTAMENTO................................................................
06
4 PROCESSO PARA SELEÇÃO............................................................
5 TREINAMENTO....................................................................................
08
09
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................
7 REFERÊNCIAS.....................................................................................
10
11
1 INTRODUÇÃO
Quando o ambiente de trabalho não é adequado às características e funcionamento da máquina humana, colocando-a em situações penosas, o que se pode observa é o surgimento de diferentes tipos de doenças, as condições de trabalho ultrapassam os limites toleráveis do organismo, a probabilidade de provocar uma doença no trabalhador é significativa. Neste caso, têm-se uma Doença Profissional que, no sentido restrito, se define como uma doença devido a fatores (físicos, químicos e biológicos) bem determinados do meio de trabalho. Ex: a exposição a um nível elevado de ruído gera uma perda auditiva nos trabalhadores expostos.
O meio profissional pode também ter um papel importante, porém, associado a outros fatores de risco do ambiente fora do trabalho ou do modo de vida do trabalhador, gerando as doenças do trabalho. Diversos estudos mostram a ocorrência de perturbações digestiva, do sono, do humor com os trabalhadores em turnos alternados. Os horários deslocados, a dificuldade das tarefas efetuadas à noite, no momento de menor resistência do organismo, pode influenciar o desenvolvimento destas patologias.
Em resumo, com relação às doenças profissionais existe uma relação direta de causa e efeito entre o fator de risco no trabalho e a