Segurança do trabalho
Após muito tempo observando o aumento nos números de acidentes, viu-se a necessidade da criação de normas e sistemas com o objetivo de redução dos mesmos. Surgiu ao longo dos anos, conforme a evolução da gestão nas empresas uma tendência de preocupação com a qualidade de vida no ambiente de trabalho, ou seja, O SESMT tem por finalidade promover a saúde e proteger a integridade dotrabalhador no seu ambiente de trabalho, portanto, torna-se um trabalho que tem porobjetivo a prevenção de acidentes e também a prevenção de doenças ocupacionais. Trata-se de trabalho preventivo e de competência, com aplicação de conhecimentos deengenharia de segurança e de medicina no ambiente de trabalho para reduzir ou eliminaros riscos à saúde dos trabalhadores. Cabe ao SESMT orientar os trabalhadores quanto aouso dos equipamentos de proteção individual e conscientizá-los da importância de preveniros acidentes e das forma de conservar a saúde no trabalho. É também deresponsabilidade do SESMT o registro dos acidentes.
2 Por que implantar a CIPA?
Porque preveni acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a presença da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
3 – Qual a diferença entre SESMT e CIPA?
A diferença básica entre o SESMT e a CIPA é que o primeiro é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho; enquanto o segundo é constituído por empregados que desempenham suas atividades normais e acumulam o serviço de segurança (geralmente leigos).
4 - Quais são e o que compete aos integrantes do SESMT?
a) aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
b) determinar, quando esgotados os meios para a eliminação do risco e este