Segurança do trabalho
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALOÍSIO AUGUSTO DELPUPO OLIVEIRA
ERILDO JOÃO FÁVARO
GERENCIAMENTO DE RISCOS
LINHARES
2013
ALOÍSIO AUGUSTO DEL PUPO
ERILDO JOÃO FÁVARO
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Trabalho apresentado ao Departamento de pós-graduação da Faculdade Pitágoras como requisito parcial de aprovação na disciplina de Gerenciamento de Riscos.
Professor: Reginaldo Pinheiro.
LINHARES
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
É comum a ocorrência de acidentes em áreas industriais, devido ao fato de que as atividades desenvolvidas nesses espaços necessitam do uso de ferramentas e máquinas. Porém, o desenvolvimento dos estudos de engenharia de segurança tem buscado minimizar suas consequências. Em geral, os acidentes mais comuns nos canteiros de obras são cortes, quedas, perfurações e queimaduras. Esse último é abordado no presente trabalho que tem por objetivo apresentar um acidente ocorrido com um trabalhador durante uma atividade de soldagem, resultando em uma queimadura e afastamento temporário do trabalho.
Nesse evento a vítima fazia uso de um maçarico provido de acetileno (C2 H2), que é um gás produzido reagindo-se o carbureto de cálcio com água em geradores próprios para esta finalidade. A reação química é do tipo exotérmica (libera calor). O acetileno assim gerado é posteriormente resfriado, purificado, lavado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados. Sua composição química (C2H2) é das mais simples dos compostos orgânicos não saturados e compõe-se de 7,47% de hidrogênio e 92,24% de carbono.
Trata-se de um gás combustível, asfixiante, anestésico, incolor, inodoro quando 100% puro. Comercialmente é distribuído com impurezas o que lhe dá um cheiro característico, devido principalmente aos percentuais de fosfina e gás