Sistema Nervoso
Sistema nervoso central: Localizado na região dorsal, o sistema nervoso humano é formado por neurônios conectados em rede. Ele regula as atividades de manutenção da vida, determina as funções sensórias, a inteligência, a criatividade e a memória. Sistema nervoso central (SNC): Composto pelo encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está no crânio e é formado pelo cérebro, pelo tronco encefálico e cerebelo.
Cérebro: é a porção mais desenvolvida do encéfalo e é composto de dois hemisférios, cada um deles com duas regiões: córtex e medula. O córtex cerebral ou massa cinzenta á a parte mais externa do cérebro, formada pelos corpos celulares dos neurônios e das células que os sustentam e nutrem que são as células da glia ou neuroglia. No córtex situam-se o tálamo e o hipotálamo.
Tálamo: conduz os estímulos captados pelos órgãos sensoriais, exceto olfato, para as regiões do cérebro, onde são processados.
Hipotálamo: conecta o sistema nervoso às glândulas, controla a temperatura, balanço hídrico, pressão arterial, frequência cardíaca, apetite e outras.
Mesencéfalo: coordena o tônus muscular, a postura do corpo e alguns reflexos. A ponte faz a ligação, pelas fibras nervosas, entre o cérebro e cerebelo.
Bulbo raquidiano: coordena movimentos musculares, como respiração, batimentos cardíacos, peristalse, deglutição, tosse, vômito.
Cerebelo: concede equilíbrio ao corpo, orientando a postura e coordenando os movimentos ao receber informações do encéfalo.
Medula espinhal: ou raquidiana formada por 31 pares de nervos. Transmite ordens do cérebro para o corpo e as sensações e os estímulos do corpo até o cérebro.
Sistema nervoso periférico:
Nervo sensitivo: conduz os impulsos do órgão receptor para a medula ou para o encéfalo.
Nervo motor: conduz os impulsos da medula ou do encéfalo para os músculos ou para as glândulas.
Nervo misto: conduz os impulsos nervosos nos dois sentidos.
Ato reflexo:
Resposta involuntária do sistema nervoso